— Sobre a oficina:
Essa oficina será uma imersão rápida e prática no universo da realidade virtual utilizando a poderosa ferramenta Unreal Engine. Focada em artistas iniciantes, daremos juntos os primeiros passos na construção de mundos imersivos em 360. Sem pré-requisitos avançados, exploraremos juntos a interface do Unreal, ferramentas essenciais e os conceitos básicos para dar vida às suas primeiras experiências em VR.
— Vagas: 10
— Conteúdo:
Introdução ao Unreal Engine: Breve histórico, funcionalidades e aplicações da ferramenta.
Interface do Unreal: Exploração dos principais componentes da interface.
Criação de um novo projeto: Configuração inicial de um projeto em VR, incluindo as configurações de câmera e renderização.
Construção de um mundo 360: Importação de assets, criação de materiais básicos, iluminação e composição da cena.
Interação básica: Introdução aos conceitos de interação em VR e criação de elementos interativos simples.
— Material necessário: Os alunos precisam trazer computador pessoal com Unreal Engine instalado.
Mica é artista multimídia, produtora e diretora criativa de arte e tecnologia. Artista premiada, suas explorações focam em trabalhos de cinema expandido e convergências tecnológicas, com um interesse especial em interatividade e imersão. Micaelle exibiu seus trabalhos em festivais nacionais e internacionais como FulldomeUK e Ojo Móvil (Peru), tendo recebido prêmios diversos como Melhor Direção de Arte e, recentemente, um Grant da Processing Foundation em 2024.
É Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFPB), Mestra em Interactive Telecommunications (ITP-NYU) e professora de Design e XR & Interactive Media na La Guardia Community College em New York além de ministrar diversas outras oficinas de arte e tecnologia.
Ao longo dos últimos anos, acumulou experiência teórica e prática no Brasil e nos EUA, tendo executado diversos projetos de imersividade.
É também co-fundadora da thecode, um studio criativo de experiências, onde desenvolve projetos de arte e tecnologia.
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— Sobre a oficina:
Nesta oficina, vamos explorar o universo do Fulldome, entendendo o que é essa tecnologia imersiva e como ela se diferencia de outras formas de projeção. Abordaremos suas aplicações em planetários, museus e outras instalações, além de apresentar exemplos de experiências Fulldome populares que destacam as singularidades das projeções 360º. Essa oficina contará com um aspecto prático de criação de conteúdo. Ao final, participantes vão apresentar um video simples do que foi aprendido durante o curso, aplicando os conceitos e habilidades adquiridas.
— Vagas: 20
— Conteúdo:
Introdução ao Fulldome: O que é o fulldome e como ele se diferencia de outras formas de projeção.
Aspectos Técnicos do Fulldome: A imersão sensorial e seu impacto no público.
Conceitos e Aplicações: O que é necessário para criar e exibir conteúdo em 360º.
Ferramentas para Criação: Capturando e editando material em 360º.
Criação de Conteúdo Imersivo: Do conceito à execução.
— Pré-requisitos: Os inscritos precisam ter experiência com edição de vídeo.
— Material necessário: Os alunos precisam trazer computador pessoal para a oficina.
Aníbal é artista visual e artífice da projeção mapeada, videocenografia, Vj e projeção fulldome.
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— Sobre a oficina:
Nesta oficina ministrada por Liana Brazil, diretora da SuperUber, os participantes vão explorar projetos de design interativo e imersivo, ver um repertório de exemplos e exercitar suas capacidades narrativas. A oficina será dividida em duas partes: uma teórica, com apresentação de exemplos nacionais e internacionais, e uma prática, onde os alunos trabalharão em grupos para conceituar e criar uma apresentação sobre o design de uma experiência imersiva e/ou interativa.
— Vagas: 20
— Conteúdo:
Design de experiência;
Espaços imersivos;
Design de interação;
Design de interface;
Narrativa linear e interativa;
Projeções;
Expografia;
Áudio, vídeo e animações;
Sensores;
Apresentação de projetos;
— Pré-requisitos: Disposição para trabalhar em grupo.
— Material necessário: Os alunos precisam trazer computador pessoal para a oficina.
Pioneira na integração entre design, arquitetura e tecnologia, Liana Brazil é co-fundadora do estúdio experimental SuperUber (2002), com sedes no Rio e São Francisco (EUA). A SuperUber cria experiências que vão desde instalações individuais a performances e museus, e expõem ao redor do mundo, em locais como o Victoria & Albert Museum (Inglaterra), Frost Science Museum em Miami e ONU em Nova York (EUA).
No Brasil, participa de projetos como o Museu do Amanhã e as projeções da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Participa também de festivais internacionais como The Creators Project (EUA, Espanha, China e Brasil), e faz apresentações em instituições como a Parsons School of Design (New York). Dentre os projetos recentes estão o Memorial do Holocausto no Rio e o cenário da turnê “Nós A Gente” de Gilberto Gil.
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— Sobre a oficina:
O som é aspecto fundamental da concepção de uma experiência estética. Em contextos imersivos, é através da sensação intensificada da escuta no espaço-tempo que nossos corpos codificam sentidos de presença e encapsulamento, nos quais nos tornamos parte integrante de um todo que nos circunda e perpassa. Nesta oficina exploraremos técnicas e suportes para a aplicação de desenhos sonoros (sound design) na criação/fruição de obras que enfatizam experiências sonoras de imersão, percorrendo um panorama histórico introdutório de exemplos ilustrativos (de instalações sonoras à projeção de filmes, passando por performances, raves e shows). A oficina se dividirá em duas partes: IMERSO (ambiências) e IMENSO (espacialidades). Na primeira, trataremos da questão da escuta, do conceito de ambiente, das paisagens sonoras e de diferentes técnicas decaptura de material. Na segunda, trataremos dos processos de pós-produção em áudio e das possibilidades de sua projeção no espaço.
— Vagas: 8
— Conteúdo:
IMERSO: ambiências:O conceito de escuta, Som/Silêncio, O conceito de paisagem sonora, Noções básica de gravação (field recording, sampling, composição), Softwares de produção sonora digital;
IMENSO: espacialidades: O sound design como elemento narrativo, O som na indústria cinematográfica e no cinema de arte, Noções Básicas de projeção sonora no espaço, Alto-falantes;
— Material necessário: Os alunos precisam trazer computador pessoal.
Ianni Luna é artista, cientista social e pesquisadora do som. É pós-doutora em Artes pela UnB e desde 2008 trabalha como arte educadora. Seus trabalhos elaboram mundos imersíveis na articulação entre arte, tecnologia e ficção. A partir da escuta enquanto conceito estético, desenvolve projetos que operam a partir da noção de ambiente. Desde 2012 tem exposto instalações, filmes, performances sonoras e tem um projeto solo de música eletrônica experimental. É parte do coletivo Eclat Crew em Berlim e co-fundadora do coletivo Bruxaria em Brasília. Mais info: https://ianniluna.net/.
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— Sobre a oficina:
Criação de viagens astrais com banhos imersivos de som e imagens. Criação e apreciação de mandalas audiovisuais utilizando as linguagens de programação simplificadas em software livres Hydra e Sonic Pi. Essa oficina contará com realização de experiências práticas de programação audiovisual.
— Vagas: 12
— Conteúdo:
Programação criativa: Introdução à prática artística de criação com software livre.
Criação sonora e visual: Apresentação e prática com os softwares livre de programação criativa Sonic Pi e Hydra.
— Material necessário: Os alunos precisam trazer computador pessoal.
Alexandre Rangel é um artista multimídia brasiliense, trabalhando desde os anos 1990 com videoarte, música experimental e criação de software audiovisual. Doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília com a tese “O artista como desenvolvedor de sistemas computacionais: experiências audiovisuais”.
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— Sobre a oficina:
Nesta oficina, mergulharemos na técnica que Via desenvolve desde 2020, uma combinação de processos analógicos e tecnológicos que cria composições visuais dinâmicas. Inspirada nos icônicos “liquid light shows” dos anos 70, e nas tradicionais técnicas de marmorização e suminagashi, Via utiliza óleo, tintas e água para formar paisagens fluidas, transmitidas em tempo real por uma câmera. Os participantes serão convidados a explorar a fusão de arte e tecnologia. Ideal para quem deseja explorar a criatividade através da combinação de métodos clássicos e contemporâneos.
— Vagas: 15
— Conteúdo:
Imersão prática em criação de visuais em tempo real;
Introdução à técnica artística para criação de paisagens fluidas;
— Material necessário: Os materiais a serem usado nesta oficina estão incluídos no preço do ingresso.
Via é uma artista transdisciplinar brasileira. Seu trabalho é focado em interações ecológicas, explorando a interconexão entre seres humanos e não-humanos. Ela expressa seus pensamentos críticos através de videoarte e performances ao vivo.
A artista é bacharel em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina e possui formação em Terapia Artística pela escola Metáfora.Em 2022, concluiu sua primeira residência artística no Lios Lab, no Deserto de Błędów, na Polônia.
Seu trabalho já foi exibido no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e em diversas exposições coletivas, incluindo “Common Joy Isn’t for Us” na galeria After the Butcher em Berlim. Ela também participou de vários festivais de arte, como o SSA Mapping e o Rock the Mountain, entre outros.
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— Sobre a oficina:
Inspirada por sintetizadores de vídeo analógicos e processadores de imagens vintage, a Hydra é uma ferramenta aberta, gratuita e colaborativa que funciona diretamente no navegador. Esta oficina oferecerá uma introdução à geração de imagens por meio de técnicas de live coding em rede. Abordaremos aspectos históricos relevantes, exemplos de projetos artísticos e exploraremos os fundamentos da linguagem Hydra, incluindo o uso de fontes de vídeo, manipulação de cores e geometria básica, além de exercícios práticos de codificação ao vivo de vídeo.
— Vagas: 8
— Conteúdo:
Introdução à ferramenta hydra.ojack;
Cocriação de visuais em tempo real;
Apresentação de técnicas de livecoding na web;
— Material necessário: Os materiais a serem usado nesta oficina estão incluídos no preço do ingresso.
Artur Cabral é designer, artista e educador. Mestre (2020) e doutorando em Arte Contemporânea pelo PPGAV da UnB, na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Integra os grupos de pesquisa Arte Computacional (UnB), Design_Arte Computacional: Inteligência Artificial (UAM) e NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (UFRJ). Suas pesquisas exploram a relação entre arte e computação por meio de interfaces e poéticas computacionais. Participou de exposições coletivas em várias cidades do Brasil e no exterior (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Lisboa). Seus trabalhos poéticos têm como fio condutor a emergência computacional, abrangendo desde software até instalações artísticas e objetos interativos.
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